• PET Engenharia Civil

Como estudar para o ENEM em casa?

Postagem feita pela petiana Alícia Caroline e pelo petiano Bruno Leite


O mundo inteiro está passando por um momento muito difícil que nos fez mudar completamente as nossas rotinas e é super natural que a gente demore um pouco pra se adaptar a esse novo cenário.


Se você tá tendo dificuldade em estudar em casa, tá tudo bem! A verdade é que todo mundo ainda tá se habituando também. Mas se liga, nós compilamos algumas dicas que tornarão o seu estudo mais fácil e proveitoso!


1. Comece 5 minutos mais cedo


Mesmo que acordar um pouco mais cedo possa parecer um grande sacrifício, tenha em mente o seu objetivo, que é passar no ENEM, e os resultados positivos que poderá alcançar se começar a fazer isso. Se quer ser mais produtivo/a nos seus estudos, acordar 5 minutos mais cedo pode fazer toda a diferença no seu dia a dia, já que você poderá começar as atividades 5 minutos mais cedo do que o normal.


2. Estude a sua pior disciplina primeiro


Comece sempre com as disciplinas que você mais tem dificuldade e depois passe para as que você mais gosta. Quando se começa a estudar pelas matérias mais complicadas, o maior obstáculo do dia já vai ter sido superado, facilitando estudar as outras matérias e se motivando por ter conseguido estudar algo mais difícil.


3. Saiba reservar momentos de estudo e de descanso


Até mesmo as pessoas mais dedicadas e produtivas reservam parte do dia para um pequeno intervalo. Isso é possível porque dividem os seus horários de maneira correta, ponderando também a quantidade de tempo que demoram a realizar cada tarefa e reservando momentos livres para lazer. Uma dica do PET Civil é utilizar a Técnica Pomodoro como no link: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/dicas-estudo/veja-como-aumentar-a-sua-produtividade-nos-estudos-com-a-tecnica-pomodoro/


4. Faça uma lista com tudo que você tem que estudar


Com uma lista com as matérias, conseguirá manter o foco em tudo que se tem que estudar com muito mais facilidade, além de ser uma ótima maneira para se organizar. Anote tudo o que vai ter que fazer ao final do dia e, se houver tempo livre, comece a planejar todas as matérias que deverão ser estudadas ao longo da semana.


5. Não tente ser multitarefas


Estudar várias matérias ao mesmo tempo prejudica sua atenção e compromete a qualidade do estudo. Por isso, se realmente deseja ter foco para terminar mais rapidamente os seus estudos, dedique um horário (como por exemplo das 13:00 as 15:00) para estudar somente uma matéria.


6. Atribua pequenos prêmios a si mesmo/a


Sempre que tiver um dia produtivo no qual conseguiu finalizar todos os seus estudos, encontre uma forma de premiar o seu bom trabalho para se sentir mais motivado/a, pode ser assistir algum episódio daquela série que você ama, comer um brigadeiro, qualquer coisa. Pense em algo que gosta de fazer e dedique o seu tempo a concretizar estes objetivos.


7. Se planeje


Se planejar é essencial para poder se organizar e conseguir colocar em prática o que você se propõe a fazer. Sabendo o que você pretende estudar a cada dia, é muito mais fácil manter a sua rotina de estudos.


8. Controle o seu sono


Não tente ser mais produtivo/a passando noites acordado/a. Isso só vai prejudicar o seu foco e a sua saúde. Por isso, gerencie o seu tempo para dormir a devida quantidade de horas para se sentir disposto/a.


9. Conheça os seus limites


Nem todas as pessoas conseguem ser produtivas todos os dias. Isso não é um problema, é uma característica. Por isso, é importante que você conheça os seus limites e respeite o seu tempo. Todas as pessoas têm métodos e tempos de aprendizagem diferentes, não se preocupe. Só tenha em mente o foco é uma habilidade que exige dedicação e que vai crescendo com o tempo, então ao se dedicar cada vez mais às atividades, mais facilmente elas serão concluídas.

10. Não desista

Se você não conseguir colocar isso em prática, o importante é não desistir. Não desconsidere toda a sua jornada até aqui, tudo o que você aprendeu até agora é uma conquista sua e ninguém pode tirar isso de você. Um dia ruim não define quem você é e o que você pode alcançar. Tenha paciência com você e tente no dia seguinte.



TEXTO ADAPTADO DE: https://noticias.universia.pt/destaque/noticia/2013/12/31/1072300/10-maneiras-praticas-manter-o-foco-concluir-as-suas-tarefas.html



No vídeo a seguir, são mostrados pontos positivos de se estudar sozinho/a em casa e que apesar de não ser uma tarefa fácil, não é impossível. Lembre-se sempre que apesar de não estarmos próximos/as fisicamente, continuamos juntos/as.




25 visualizações