Centro de Tecnologia - Campus A.C. Simões
Universidade Federal de Alagoas
Av. Lourival de Melo Mota, s/n, Cidade Universitária

Maceió - Alagoas, 57072-970

ACOMPANHE AS NOSSAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle

© 2019 por PET Engenharia Civil - UFAL.

O PROGRAMA

           O Programa de Educação Tutorial é um programa para alunos de graduação presente em Instituições de Ensino Superior desde 1979, atualmente financiado pelo MEC/SESu. Sob a orientação de um professor tutor, o PET propicia condições para realização de atividades extracurriculares que articulam ensino, pesquisa e extensão, garantindo uma formação global e de excelência ao aluno.                                                   

           O funcionamento do programa é orientado por um Manual de Orientações Básicas. Sua versão mais atual é a de 2006 que consubstancia e reorganiza as informações contidas no Manual de 2002, incorporando as normas instituídas pela Lei nº 11.180 de 23 de setembro de 2005 e pelas Portarias MEC nº 3.385/2005 e nº 1.632/2006 às sugestões de tutores e alunos integrantes do PET e dos gestores do programa na SESu/MEC. Este documento foi submetido à apreciação e a aprovação do Conselho Superior do PET. 

 

           São objetivos do Programa: 

 

  • Estimular o ensino nos cursos de graduação contemplados; 

  • Promover a integração da formação acadêmica com a futura atividade profissional; 

  • Oferecer uma formação acadêmica de excelente nível visando a formação de um profissional crítico e atuante.

 

           É baseado nessas e em outras concepções que o Programa de Educação Tutorial visa realizar, dentro da universiadade brasileira, o modelo da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Ao desenvolver essas atividades de maneira articulada, o programa pretende fornecer uma formação global, permitindo ao aluno uma melhor compreensão do que ocorre com ele mesmo e no mundo e evitando a especialização precoce.