• PET Engenharia Civil

5 lições para o ENEM que podemos aprender com a criadora de Hogwarts: J.K Rowling


Sim, lá vamos nós mostrar que o discurso da criadora de um dos maiores universos mágicos da história dos millennials tem muito a nos ensinar.


Feitiços? Como entrar em Hogwarts? Que se fala leviosa e não leviosá?

Calma, meus jovens bruxinhos e bruxinhas do mundo PAESPE. As lições que falaremos aqui não são feitiços, mas podem ter um efeito mágico para a sua aprovação!


LIÇÃO NÚMERO 1


Rejeição e persistência

(Calma, calma. Não nos chamem de loucos. Nem a J.K. Rowling!)


No discurso, J.K. Rowling deixa nítido que os piores momentos da vida dela a fizeram mais forte. Nesse sentido, não estamos dizendo que a dor não vá doer, muito menos que a dor é louvável; tampouco gloriosa. Seremos pleonásticos: a dor dói. Mas ela também fortalece. Então, sabem aqueles dias ruins? Os dias que te fazem desanimar ou quando o estudo não rende muito? Em que a redação não flui ou que a conta de matemática não se resolve? O importante é entender que você deu o melhor de si. Os pequenos erros e rejeições da nossa mente são parte da nossa trajetória.


Respira. Recomeça. Chama o professor. Conversa. E a gente sempre tenta de novo. Os fracassos são as histórias do nosso sucesso.

LIÇÃO NÚMERO 2


O poder da imaginação

A imaginação, diz J.K. Rowling, não é apenas a capacidade humana de visualizar o que não existe. E nem se resume pela sua capacidade única de inovar e criar. A imaginação transforma e revela nossa visão de mundo. Ela nos proporciona empatia com outros seres humanos, cujas experiências não podemos partilhar. Dessa forma, pessoas sem empatia e imaginação podem se recusar a ouvir gritos e sofrimentos alheios. Podem se recusar a perceber e reconhecer a dor. E é por isso mesmo que as pessoas sem imaginação e empatia não podem ser “invejadas”: elas são a materialização dos monstros da realidade.


A empatia como um valor humano é fundamental. Mas por que ela importa para o ENEM? Sabe a redação? Quando o tema destaca um problema pelo qual você Zeca Pagodou? (“Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar”) É nesse caso que a empatia vai ser a sua maior força para escrever e visualizar as dores que permeiam aquele problema.


Eu sei, nós não somos os professores de redação (PET Letras, a gente ama vocês <3), mas sabemos que qualquer problema a ser resolvido na redação do ENEM tem seus recortes de classe, raça e gênero. Talvez você não faça parte desse recorte. Mas é sua obrigação (como ser humano e futuro universitário(!)) ter a empatia para reconhecer, ouvir os gritos e sofrimentos alheios e imaginar como o mundo pode ser melhor se esse problema for resolvido.

(...) ter a empatia para reconhecer, ouvir os gritos e sofrimentos alheios e imaginar como o mundo pode ser melhor se esse problema for resolvido.


LIÇÃO NÚMERO 3


Medo do fracasso e o desejo do sucesso

Ponto número 1: fracasso e sucesso são conceitos relativos, sabe? E eles devem ser referências suas, e não daquilo que te dizem.


A grande questão dessa lição 3 é: às vezes o medo do fracasso e o desejo de sucesso se equivalem. E não podemos deixar que sejamos tomados e paralisados pelo medo: de não passar no vestibular, de arriscar fazer um curso que tanto se quer, ou medo de fazer um curso que não sei se quero tanto assim. Por vezes, esse medo de fracassar é o que nos impede de satisfazer esse desejo de sucesso.


Nós sabemos: as dúvidas são infinitas nesta fase. Mais uma vez é preciso silenciar e sentir o que ressoa com a nossa vocação e com a nossa essência.


LIÇÃO NÚMERO 4


Força de vontade, disciplina e amigos


Não pense que são nos momentos fáceis e tranquilos da nossa vida que podemos fazer jus a nossa força de vontade. Pelo contrário, são naqueles períodos nos quais o universo parece conspirar contra, quando tudo parece dar errado ou quando não é possível enxergar a “luz no fim do túnel” que a vida nos convida a um teste.


J. K. Rowling menciona no seu discurso que seu “ponto de virada” na vida foi quando chegou a uma situação, tida por muitos, como o “fundo do poço”. Entretanto, foi aí que ela ressurgiu como uma fênix, se agarrou a sua força de vontade e disciplina e deu vida a uma das séries mais aclamadas da história.


E então você deve pensar: mas como sair do lugar? Apenas tome a decisão. Decida sair do lugar, isso ninguém pode fazer por você. Foque nos seus sonhos e objetivos, eles precisam ser importantes o bastante para você, a ponto de justificar os meios. Faça um pouco, mas faça todos os dias. Tenha consistência. Lembre para onde você quer ir e quem quer se tornar. Isso é a famosa disciplina!


Mas fica aqui um adendo valiosíssimo! Chegar longe e conquistar grandes coisas sozinhos não é tão especial quanto alcançar grandes metas e sonhos com amigos! A vitória não é alegre se não tivermos com quem comemorá-la, se não tivermos amigos que não vão nos processar caso colocássemos os nomes dele nos “comensais da morte”. Vocês estão nessa jornada juntos, se apoiem e se motivem sempre!


(...) A vitória não é alegre se não tivermos com quem comemorá-la, (...)


LIÇÃO NÚMERO 5

A vida não é um checklist de tarefas e conquistas. Suas qualificações e currículo não são a sua vida.



Sabe quando dizem que “A vida é para ser vivida”? clichê né? mas é verdade. A vida é sobre equilibrar pratos. É preciso estar de olho em todas as suas áreas e aspectos, pois caso contrário, o fato de ter muito sucesso em um âmbito da vida e está em débito com outro não impedirá aquela sensação de “frustração” de nos visitar vez ou outra.


Não se engane achando que viver é completar um check-list que a sociedade impõe, é sobre viver o presente e dar o melhor de si, dentro de nossas condições e possibilidades para garantir um futuro que nos deixará contentes e satisfeitos com a nossa trajetória.


Então, estude muito, se dedique bastante nessa fase em que você está, mas também aproveite sua família, vá ao cinema (quando puder), vá à praia (quando puder), faça algo que te deixe feliz. Enfim, aproveite a vida ao máximo e intensamente!


(...) faça algo que te deixe feliz.

E aí, pessoal, gostaram? Esse foi o nosso post de hoje, e esperamos que vocês aproveitem essas 5 lições da incrível J.K. Rowling.


Abraços cheios de saudade do PET Civil,

Ariana Magalhães e Diana Caires

42 visualizações